Bateria Li-S permite que Veículos Elétricos percorram mais de 1.000 km com uma única carga.

Imagine ter acesso a uma bateria com potencial para alimentar seu telefone por cinco dias consecutivos ou permitir que um veículo elétrico percorra mais de 1000 km sem precisar "reabastecer"?





Pesquisadores da Monash University (Melbourne - Austrália) estão à beira de comercializar a bateria de lítio-enxofre (Li-S) mais eficiente do mundo, que pode superar as atuais líderes de mercado em mais de quatro vezes e alimentar a Austrália e outros mercados globais no futuro.


Mahdokht Shaibani, do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade Monash, liderou uma equipe de pesquisa internacional que desenvolveu uma bateria Li-S de altíssima capacidade, com melhor desempenho e menor impacto ambiental do que os atuais produtos de íons de lítio.

Os pesquisadores têm uma patente registrada aprovada (PCT / AU 2019/051239) para seu processo de fabricação, e as células protótipo foram fabricadas com sucesso pelos parceiros alemães de P&D, Fraunhofer Institute for Material and Beam Technology.

Alguns dos maiores fabricantes mundiais de baterias de lítio na China e na Europa manifestaram interesse em aumentar a produção, com mais testes a serem realizados na Austrália no início de 2020.

O estudo foi publicado na Science Advances no sábado, 4 de janeiro de 2020 - a primeira pesquisa sobre baterias Li-S a aparecer nesta prestigiada publicação internacional.

O Professor Mainak Majumder disse que esse desenvolvimento foi um avanço para a indústria australiana e poderia transformar a maneira como telefones, carros, computadores e redes solares serão fabricados no futuro.

“A fabricação e implementação bem-sucedidas de baterias Li-S em carros e redes capturarão uma parte mais significativa da cadeia de valor estimada em US $ 213 bilhões do lítio australiano e revolucionarão o mercado australiano de veículos e fornecerão a todos os australianos um mercado de energia mais limpo e confiável. ”, Disse o professor Majumder.

"Nossa equipe de pesquisa recebeu mais de US $ 2,5 milhões em financiamento do governo e parceiros internacionais da indústria para testar esta tecnologia de bateria em carros e redes a partir deste ano, das quais estamos mais animados".


Usando os mesmos materiais em baterias de íon-lítio padrão, os pesquisadores reconfiguraram o design dos cátodos de enxofre para que pudessem acomodar cargas de tensão mais altas sem uma queda na capacidade ou no desempenho geral.

Inspirada no processamento de detergente em pó na década de 1970, a equipe projetou um método que criava ligações entre partículas para acomodar o estresse e fornecer um nível de estabilidade nunca visto em nenhuma bateria até o momento.

O desempenho atraente, junto com os custos de fabricação mais baixos, o suprimento abundante de material, a facilidade de processamento e a redução do impacto ambiental tornam esse novo design de bateria atraente para futuras aplicações do mundo real, de acordo com o Professor Associado Matthew Hill.

"Essa abordagem não apenas favorece métricas de alto desempenho e longa vida útil, mas também é simples e de custo extremamente baixo para fabricar, usando processos à base de água, e pode levar a reduções significativas de resíduos ambientalmente perigosos", disse o professor associado Hill.

Fonte: Monash Univeristy

3 visualizações

Web-Electrics   -   CNPJ 07.366.218/0001-03

Rua Haddock Lobo, 1327 - 3 andar - Jd. Paulista - São Paulo - SP

Whats: +55 11 98122 56 52

©2019 por Web-Eletrics. Orgulhosamente criado com Wix.com